Notícias 11/12/2014

Munique planeja ter 100% de energia limpa até 2025

Autoridades de Munique, terceira maior cidade da Alemanha, anunciaram recentemente que assumiram o desafio de suprir a demanda de eletricidade com energia 100% renovável até 2025. 

Se atingida, a meta ambiciosa daria à cidade o título de metrópole líder em sustentabilidade no planeta. 

A Stadtwerke München, or SWM, empresa municipal de eletricidade, terá que produzir cerca de 7,5 bilhões de quilowatts/hora de energia verde para uma população de mais de um milhão de habitantes. 

Entre os diversos projetos já em andamento para alcançar a meta proposta pela prefeitura, está a instalação de uma usina hidrelétrica no Rio Isar. 

O funcionamento da planta garantiu o abastecimento de energia de fonte limpa a quatro mil residências da cidade alemã. Até pequenas iniciativas ajudam – no zoológico de Munique, por exemplo, esterco de elefante é convertido em biocombustível. 

A Stadtwerke München também tem investido em projetos renováveis em outros países europeus, como uma planta solar em Andaluzia, na Espanha, e em fazendas eólicas no Mar do Norte, entre Reino Unido e Escandinávia. 

A eletricidade produzida nestes lugares alimenta o grid integrado da Europa. Muitas empresas e comerciantes locais também estão fazendo sua parte ao optar por energia limpa junto às suas companhias de eletricidade. 

O Parlamento da Comunidade Europeia já tinha definido como objetivo para as nações membro ter pelo menos 20% da energia proveniente de fontes limpas, como vento, sol ou biomassa. 

A Alemanha é um dos países mais avançados no mundo em iniciativas e desenvolvimento de tecnologias alternativas. 

 

Fonte: Suzana Camargo – Planeta Sustentável/ Exame.com 

Foto: ATP World Tour 

Gostou do artigo? Compartilhe e inspire mais pessoas!