Você está em:

Blog da OR

Publicado em 01/08/2019

9 dicas para reformar seu móvel

Algumas pessoas precisam de mudança constante, enjoam muito rápido do ambiente em que estão. Algumas coisas são mais fáceis de mudar: cabelo, visual, roupas da estação. Mas já pensou como seria renovar sua casa toda vez que cansasse de alguma peça?
A resposta é: caro e um desperdício de móveis.

Para aqueles que estão sempre com a pulga atrás da orelha, atrás de uma mudança no ambiente, aqui vão algumas dicas, algumas super simples, outras mais complicadas e em vários orçamentos diferentes.

01.

Alguns detalhes de móveis parecem apenas isso, detalhes. Os puxadores de gavetas e portas, por exemplo. Porém, ao trocar esse itens para opções mais modernas, mais clássicas ou mais coloridas, por exemplo, é possível mudar completamente a cara do móvel, além de fazer com que ele se encaixe melhor na decoração do ambiente. Outro pequeno detalhe que pode ser trocado por baixo custo é o pé do móvel. Isso, além de transformar um pouco o estilo da peça, pode mudar a altura dela e até fazer com que ela se encaixe em um espaço diferente.

decorarcomcharme no Instagram

troca de puxador


02.

A próxima dica é um pouco mais drástica, mas completamente transformadora: a pintura. Um móvel de madeira escuro, que não caberia em uma decoração preto e branca moderna, pode ser pitando já com o ambiente final em mente

comoda branca pintada

criado mudo colorido

Cômoda: Casinha Arrumada

Criado mudo: Casa Abril


 

03.

Para os que gostam da madeira exposta, existe uma tendência de pintar apenas um pedaço do móvel. Um bom exemplo são os banquinhos, em que podem ser pintado apenas os pés. Outra ideia para cômodas é pintar o corpo e deixar as gavetas expostas, ou vice-versa.

comoda azul

cadeira dipped

criado mudo preto_v2

comoda shapes
Cadeira: https://www.diy.hazlotumismo1.com/m-design-constroi-novos-designs-peculiares-de-moveis-trashed/
Mesinhas pretas: DIY Magazine
Mesinhas azuis: Domestic imperfection
Cômoda desenhos: Madebybarb.com


 

04.

Para os móveis que estão em piores condições, uma ideia é o “retoque”, arte de reparar ou reaplicar o acabamento de peças de madeira. Isso geralmente envolve tirar o acabamento original com solventes e lixa e depois aplicar o novo acabamento desejado, podendo até mudar o tom da madeira. Existem muitas formas de fazer isso, então pesquise bastante o que é ideal para sua peça antes de começar.
https://www.cleanipedia.com/br/sustentabilidade/7-conselhos-preciosos-sobre-restauracao-de-moveis-de-madeira-antigos.html

 


 

05.

Para mudanças menos dramáticas do que a pintura, por exemplo, uma ideia é cobrir o móvel com papel de parede, por exemplo. Faz com que ele fique diferente, mas caso enjoe do padrão ou da cor, é facilmente removível.

papel de parede branca

papel de parede escura

papel de parede armario

Cômoda clara: Mywalldecors
Cômoda escura: Craftsextreme
Armário: Agusen.xyz


06.

O próximo passo é reformar o móvel. Se você tem, por exemplo, uma cadeira que de madeira que não te agrada, pode adicionar um estofamento para que ela tenha outra cara. Aliás, para sofás e poltronas, para evitar a troca de tecido, uma opção cara, pode-se mudar a cara dele com tinta para tecido.

poltrona verde

Cadeira de madeira_v2

cadeira branca_v2

Cadeira branca: 2beesinapod.com
Cadeira azul: maisondecor8.blogspot.com
Cadeira de madeira: designeddecor.com


07.

Outra ideia é a reforma total: adapte o móvel para outra função. Escrivaninhas podem virar bancos, cômodas podem virar móveis para TV ou até bancos. Esse trabalho requer alguns equipamentos a mais, então tome cuidado antes de começar.

móvel de tv

Móvel de TV: Handimania on Pinterest


08.

O que fazer com o que sobrou? Uma das reformas de móveis mais comuns é tirar as gavetas, deixando nichos no lugar. As sobras de móveis também podem ser aproveitadas de forma criativa

gaveta caixa de livros

gaveta estante

gaveta mesa

Gaveta mini-estante: Arteblog.net
Gaveta caixa de livros: Repurposed.seoveri.com
Gaveta mesa: Littlepieceofme.com


09.

Crie a partir de outros materiais. Caixas de fruta e pallets encontrados em mercados de frutas, como o CEASA, podem ser facilmente reaproveitadas para a criação de estantes, mesas e até camas. Mas tome cuidado: antes de começar seu projeto, avalie a condição da madeira, talvez seja necessária a substituição de algumas partes.
estante de plantas

estante suspensa

estante de pallets

cama

Estante para plantas: Reciclaaredecorar.com
Estante suspensa: dealuguel.com
Estante de pallets: blog da Loja Stander
Cama: lar-natural.com.br

Comentar sobre o post

*Campo obrigatório