Cinco motivos pra você deixar seu telhado vivo
O telhado verde é sem dúvida um dos temas mais comentados quando falamos em arquitetura sustentável. O assunto tem despertado muito interesse ultimamente, um reflexo da consciência ambiental das pessoas, que tem se tornado cada vez maior.
Mas você sabia que esse conceito já foi pensado há bastante tempo? Mais precisamente no Egito antigo. Contudo, foi definido como conceito arquitetônico apenas em 1920, pelo arquiteto francês Le Corbusier. Foi ele quem desenvolveu a ideia de plantar jardins em terraços, com a intenção de compensar a pegada ambiental causada pela construção do terreno, e proporcionar uma maior qualidade de vida às pessoas através de áreas de lazer verdes.
O conceito era tão importante que passou a ser considerado um dos cinco pontos fundamentais da nova arquitetura e, com sua grande difusão, o terraço-jardim serviu de influência para vários outros arquitetos. No Brasil, foi utilizado por Lucio Costa no projeto do edifício Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, que foi sede do Ministério da Educação (MEC).
Para Le Corbusier, as cidades modernas encontravam-se asfixiadas, sem áreas verdes suficientes, não contribuindo para uma boa qualidade de vida dos cidadãos. Ele propôs então que todas as construções tivessem seu próprio terraço-jardim. Com quase um século de existência, o conceito de telhado verde é mais atual do que nunca.
O site Arquitetura Sustentável cita cinco grandes vantagens dos telhados vivos. Confira:
1. Os telhados verdes purificam o ar: com uma cobertura de vegetação, além de ter sua pegada ambiental reduzida, contribui para a limpeza do ar absorvendo gás carbônico e liberando oxigênio.
2. Sua casa mais fresca: os telhados verdes funcionam como um controlador térmico, fazendo com que altas temperaturas sejam reduzidas consideravelmente. Ou seja, um telhado verde funciona como um ar condicionado natural.
3. Captação de água da chuva: por ser coberto por vegetação e uma camada de terra, o telhado verde possui uma grande capacidade de retenção de água da chuva. Com a ajuda de um coletor, essa água pode ser reaproveitada de várias maneiras.
4. Isolamento acústico: além de ser um purificador de ar, o telhado verde ainda contribui para o conforto interno da residência, reduzindo a poluição sonora gerada pelo ruído de carros e outros veículos.
5. Biodiversidade no telhado da sua casa: os telhados verdes ainda contribuem para a manutenção da biodiversidade. Segundo estudos realizados pelas Universidades Barnard College, Columbia University, Fordham e Universidade do Colorado, as coberturas com vegetação abrigam centenas de espécies de fungos além de aves, esquilos e outros animais.
Imagens: reprodução | Arquitetura Sustentável
Via Arquitetura Sustentável.