Seus livros vivem caindo da prateleira? Um suporte caseiro pode resolver
Para algumas pessoas livros são quase como alguém da família. Não emprestam, não doam nem guardam numa caixa embaixo da cama. Apenas acumulam, cada vez mais. E, às vezes, aquela velha prateleira não dá conta de tantos novos inquilinos. Quando acaba o espaço ao lado do último, uns começam a ser empilhados em cima dos outros. Aí vira aquele caos. É livro caindo atrás da estante, amassando, “criando orelha”, rasgando, etc.
Foi pensando nisso que hoje resolvemos tentar ajudar com uma ideia caseira, simples, barata e eficaz. Aliás, a ideia é da Eva Mota, postada no www.acasaqueaminhavoqueria.com. Mas, além de querer ser ajudado, é preciso ter um pouquinho de desapego e arrumar um lugarzinho menos apertado para aqueles livros mais velhos, que já não são mais consultados com tanta frequência, ok? Eis o passo a passo para produzir suportes.
O material é tão fácil quanto a execução: tecido, enchimento acrílico (também conhecido como plumante) e arroz. Se não tiver em casa, pode comprar em armarinhos, casas de tecido, ou ainda pedir a sua avó ou àquela vizinha que costura pra fora. O arroz pode ser substituído por qualquer areia mais granulada ou pedrinhas bem pequenas.
- Corte retângulos de 33 cm de comprimento por 20 cm de largura. Dobre ao meio do sentido do comprimento. Passe a costura aí. Formou um saquinho.
- Desvire o saquinho e passe a costura por fora, para dar acabamento. Em seguida coloque o enchimento e depois o arroz e, mais uma vez, o enchimento. A ideia é fazer uma mescla com estes materiais: enchimento + arroz + enchimento. Coloque um copo de arroz cheio em cada. Fica firme, mas não pesado.
- Com o saquinho cheio, dobre as bordas do tecido pra dentro e no sentido oposto à primeira costura. Se a primeira costura for no sentido horizontal, faça essa no vertical. Isso é o que dá a forma e cria o triângulo da foto.
- Passe a costura de acabamento de vez.
Ficou com alguma dúvida? Então veja mais fotos do passo a passo aqui e não sofra mais com seus livros em queda livre.