Vila dos Atletas está 85% concluída a um ano de sua inauguração
A Vila dos Atletas, que hospedará os competidores da Rio 2016, está 85% concluída após três anos de obras. Considerada a de mais alto padrão da história dos Jogos Olímpicos, ela está praticamente a um ano de sua abertura, quando começará a receber atletas em 24 de julho de 2016.
Atualmente, as equipes de trabalho concentram esforços nas etapas de acabamento dos 31 prédios, distribuídos em sete condomínios. Durante as Olimpíadas, o projeto abrigará 17.950 atletas, paratletas e suas equipes técnicas nos 3.604 apartamentos do empreendimento.
Diferente das últimas Vilas Olímpicas, exceto a de Sydney, a Vila dos Atletas dos Jogos de 2016 não tem aporte público para aquisição do terreno e implantação do projeto. Sua construção está ao encargo das empresas Carvalho Hosken e Odebrecht Realizações Imobiliárias, que a desenvolvem com o objetivo de torna-la referência em bairro planejado ancorado nas premissas da sustentabilidade.
Outro ponto de destaque do empreendimento é a acessibilidade, tratada de forma a considerar todos os seus detalhes. Os edifícios terão apartamentos adaptados para inclusão de toda a população, eliminando os obstáculos existentes ao acesso, como portas mais largas, chuveiros mais altos, corredores amplos e elevadores com a capacidade de receber até duas cadeiras de rodas simultaneamente.
Com previsão de entrega para março do próximo ano, a Vila dos Atletas segue rigorosamente o cronograma de obras previsto. O empreendimento, que integra a Ilha Pura – o mais novo bairro planejado e sustentável do Rio de Janeiro – está sendo construído em uma área de 800 mil metros quadrados.
Entre os diferenciais oferecidos pela Ilha Pura para os atletas e para os futuros moradores estão:
Parque Ilha Pura
Com projeto paisagístico assinado pelo escritório Burle Marx, o Parque Ilha Pura será o grande marco e ponto de encontro do futuro bairro. Em uma área de 72 mil m², integrada aos sete condomínios, o Parque Ilha Pura terá amplos espaços verdes e de lazer, 4,5 km de ciclovias, quadras e áreas de caminhada, além de lagos para garantir conforto sensorial aos frequentadores. A vegetação do Parque privilegiará espécies nativas, como Jacarandá, Ipês, Pau Brasil, Vitória Régia, Palmeiras, entre outras.
Reuso de água
A Ilha Pura reaproveitará as águas provenientes de processos domésticos – como lavar as mãos e tomar banho – em vasos sanitários, na irrigação do parque e na reposição da água dos lagos. A criação de uma estação de tratamento permitirá uma economia de 40% no consumo de água total do bairro. Um volume de cerca de 370 mil litros de água será armazenado e tratado diariamente para reuso.
Eficiência energética
A eficiência energética também será privilegiada por meio da redução no consumo de energia elétrica, o que inclui desde o uso de lâmpadas eficientes (LED) nas áreas comuns até sensores de presença, elevadores com sistema regenerativo, entre outras ações. Essas e outras iniciativas sustentáveis levaram a Ilha Pura a conquistar o título de primeiro bairro da América Latina com a pré-certificação LEED ND (Neighborhood Development), concedida pelo Green Building Council a projetos capazes de impactar positivamente em seu entorno. O empreendimento também conta com o selo AQUA, concedido pela Fundação Vanzolini, e o selo Casa Azul, da Caixa Econômica Federal.
Telhados verdes e placas solares
A Ilha Pura contará com 10 mil m² de telhados verdes, abrangendo todos os seus 31 prédios. As instalações do parque também terão instalações verdes em suas coberturas. Além de ajudar a reduzir a sensação térmica, os telhados verdes apontam soluções para problemas recorrentes em grandes cidades, como a formação das ilhas de calor, alagamentos por enchentes, alto consumo de energia, etc. Outra iniciativa sustentável será o uso de 76 placas solares para aquecimento da água, que estarão dispostas nas coberturas de três edificações do bairro.
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto. Tive a oportunidade de visitar o Ilha Pura 3 vezes, em cada visita vi o rápido avanço da obra, o cuidado com cada detalhe e a força construtiva desta empresa.