Natureza dentro e fora de casa
Além de deixar a decoração de sua casa mais bonita, as plantas têm o poder de tornar o ambiente agradável, além de purificar o ar que você respira. Com alguns cuidados simples, você pode prolongar por muito tempo a vida de suas “companheiras” e até mesmo recuperá-las quando estão secas, fracas e sem vida. Truques rápidos podem salvar suas plantinhas.
A OR também tem encontrado maneiras de reaproveitar suas plantas e, ao mesmo tempo, presentear as comunidades onde está inserida. Recentemente, foi a Praça Major Paulino José Gomes, vizinha das obras Praça São Paulo e RSVP, que ganhou um cuidado todo especial. Plantas ornamentais, que faziam parte do paisagismo e decoração do estande de vendas desses empreendimentos, foram reaproveitadas e agora embelezam ainda mais a região. A inciativa da OR não apenas revitalizou o espaço como também reaproveitou plantas saudáveis que seriam descartadas com a desmobilização do estande. A próxima iniciativa é a substituição de plantas mortas por “pingos de outro”, que estão sendo produzidos pelo método de estaqueamento, que consiste no desenvolvimento de uma nova planta a partir do enraizamento de seu ramo.
Veja abaixo algumas dicas de como cuidar de suas plantas.
Apare as folhas, galhos e caules mortos
Com uma tesoura, apare todas as folhas mortas de sua planta. Quando for cortar os galhos, comece pelo topo e apare uma pequena quantidade por vez. Para cada pedaço de galho cortado, verifique a cor do centro do caule e, quando estiver verde, pare de cortar. Após um mês, galhos novos começam a crescer.
Troque sua planta de vaso
Quando as raízes começarem a ficar visíveis e saírem do vaso, troque o recipiente por um maior e que possua furos na parte inferior para ajudar na drenagem. Pesquise sobre a sua espécie antes e veja se existe algum requisito especial nesse processo, e lembre-se que talvez seja preciso colocar mais terra.
Cheque os níveis de umidade de sua casa
A maioria das espécies gosta de um ambiente úmido, afinal elas vivem em florestas e bosques. Se você perceber que o solo em que sua planta está colocada fica continuamente seco, mesmo regando diariamente, significa que os níveis de umidade de sua casa podem ser muito baixos. Para corrigir isso, coloque uma panela rasa cheia de cascalho e pedrinhas debaixo de sua planta. Adicione um pouco de água à panela e certifique-se que a água não vai ultrapassar o cascalho. Como a água evapora, ela vai aumentar a umidade.
Controle a luz solar
Se sua planta tem folhas queimadas e amareladas (sinais de muita exposição ao sol) ou pouca ou nenhuma floração (sinais de pouco sol), você deve alterar a quantidade de luz que ela recebe no dia a dia. Teste colocá-la nas proximidades de diferentes janelas se o local atual não estiver fazendo sua planta feliz. Fique atento se você morar em uma região com muita incidência de luz solar.
Adicione nutrientes
As plantas também precisam de nutrientes para se manterem saudáveis. Alguns deles estão presentes em saquinhos de chá, que podem ser colocados na terra, junto com as folhas secas do chá, que também são fertilizantes. A borra do café também é muito eficiente para a nutrição de suas plantas.
Pode demorar até três meses para você começar a notar uma melhora na saúde de suas plantas. Tenha paciência e acredite nos seus esforços!
Fonte: eCycle