OR finaliza a obra do Centro de Convenções Royal Palm Hall
A OR entregou, no dia 06 de fevereiro, o Centro de Convenções do Royal Palm Hall, complexo localizado em Campinas (SP) que ainda inclui hotéis, mall e torres comerciais. O grupo Royal Palm agora assume os trabalhos de finalização do Centro de Convenções, que se traduzem, basicamente, na colocação de carpetes, revestimentos vinílicos, marcenaria e todo o enxoval de eventos.
São 44.000 m2 de área construída e 51 espaços de eventos, totalizando 13.500 m2 de salas e foyers. A grande estrela do Centro de Convenções é o Salão Monumental, maior ballroom (salão nobre de eventos) do país: com 4.500 m2, pé-direito de 8,35 m2, ele tem capacidade para 5.000 pessoas em auditório, 3.500 pessoas em almoços e jantares ou, ainda, 9.000 em shows. O salão Monumental pode ser compartimentado em 7 módulos por meio de divisórias móveis: “Os dois foyers – espaços que antecedem os principais salões –, de 1.600 m2 cada, possuem divisórias que permitem separar eventos ou mesmo adequar os espaços às necessidades dos clientes”, explica Antonio Dias, diretor-executivo do Royal Palm Hotels & Resorts. Outra inovação foi o emprego de divisórias duplas, algo inédito no país, na separação que divide o Salão Monumental ao meio, criando uma barreira acústica de alta capacidade.
A estrutura do empreendimento foi construída em pré-moldado de concreto e a cobertura, de 1.200 toneladas, em estrutura metálica, método escolhido devido à existência de um grande vão entre os apoios (pilares) de 55 metros. Suas dimensões impressionam: são de 50/60 metros de largura por 88,71 metros de comprimento, perfazendo-o um dos maiores da América do Sul.
“A metodologia construtiva adotada para erguer o Centro de Convenções do Royal Campinas considerou a redução de impactos no trânsito e no meio ambiente e a otimização do uso de mão de obra. Para atender a essas questões, algumas medidas foram traçadas, como o emprego de lajes alveolares e sistemas pré-fabricados, que são entregues no canteiro de obras já prontos”, informa Bruno Scacchetti, diretor-superintendente da OR. A utilização de sistemas construtivos industrializados, como painéis pré-fabricados para fachadas e sistema unitizado de caixilhos e vidros, também são empregados no empreendimento. “As decisões de logística, prazo, montagem, qualidade das peças e escolha do fornecedor correto foram importantes para o sucesso do projeto”, acrescenta Scacchetti.
Novos empregos
O Centro de Convenções irá gerar 350 dos 1450 empregos diretos que serão gerados quando o complexo estiver em pleno funcionamento. Atualmente, o Royal Palm Plaza, Royal Palm Tower e o Hotel Anhanguera, os três empreendimentos já ativos no complexo, possuem, respectivamente, 1100 colaboradores.
O grupo Royal Palm Hotels & Resorts
O grupo Royal Palm Hotels & Resorts é propriedade da Arcel Empreendimentos e Participações S.A., tradicional grupo de Campinas, fundada pelo empresário Armindo Dias em 1997. Atualmente o grupo está sendo gerido pela segunda geração da família e possui um modelo de governança com Conselho de Administração instituído há mais de 8 anos, com a presença de conselheiros externos independentes.