Atitudes simples ajudam a economizar água
A falta de água nas regiões metropolitanas é, sem dúvida, umas das maiores preocupações da atualidade. As mudanças climáticas provocam diferentes tipos de cortes no fornecimento de água potável, desde a estiagem em algumas regiões do país, ao excesso de chuvas que pode contaminar os reservatórios de água limpa com resíduos de alagamentos.
A boa notícia é que se todos fizerem sua parte, é possível economizar água, evitar racionamentos e, ainda, gastar menos no fim do mês.
Confira algumas dicas básicas, mas eficientes se todos fizerem:
Mantenha a torneira fechada:
Ao lavar a louça, escovar os dentes ou tomar banho, mantenha torneira e chuveiro desligados para se ensaboar. Abra apenas para o enxágue. É possível economizar 1,9 milhão de litros de água durante a vida só escovando os dentes com a torneira fechada. Adote esse hábito pra ontem!
Feche bem as torneiras:
Tem certeza de que a torneira está bem fechada? Deixá-la pingando pode representar um desperdício 16 mil litros de água em um ano!
Procure vazamentos
Se uma torneira pingando faz um estrago tão grande, imagine um furo em um cano? Apenas 2 mm são suficientes para desperdiçar 96 mil litros por mês! Para saber se há furos em casa, feche todas as torneiras, interrompa o consumo e confira o hidrômetro. Se ele continuar girando, procure um profissional, bem rápido.
Gambiarra amiga
Se você é do tipo que gosta de água com bastante pressão para lavar louça, utilize um aerador. A peça, também conhecida como peneirinha, deve ser acoplada à torneira, e dá a sensação de que a água é mais forte.
Banho de gato
Nada de ficar meia hora debaixo do chuveiro. Se duas pessoas de cada residência da grande São Paulo diminuírem 5 minutos do seu banho por dia, elas economizam o suficiente para garantir o abastecimento de uma cidade do tamanho de Salvador por um mês.
Limpe antes de lavar
Remover as sobras dos pratos antes de lavá-los diminui a quantidade de água utilizada na lavagem da louça. Adquira este hábito.
Mangueira não é vassoura
Para deixar a calçada limpa, não é preciso desperdiçar um monte de água. Ainda mais com o tempo seco, uma vassoura é suficiente para deixar tudo limpinho. Se for mesmo necessário lavar, utilize um balde ao invés da mangueira.
Economia na descarga
Na hora de escolher o vaso sanitário opte por modelos com caixa acoplada. Comparando com as caixas de parede, já é uma economia de 14 litros por descarga. Se quiser economizar ainda mais, existem modelos com vazão dupla, com três ou seis litros de água por descarga.
Acumule roupa suja
Lavar roupa todo dia é um tremendo desperdício, de tempo e água. Deixe para lavar uma vez por semana, ou a cada quinze dias.
Cubra a piscina
Pode parecer que não, mas a água de piscina evapora, sim. Durante o inverno, quando o tempo é mais seco e elas não são usadas com frequência, mantenha-as cobertas para evitar que evaporem.
Posts relacionados:
Compostar: mais uma forma de reciclar
Aprenda como economizar nas contas de água e luz na sua casa e ajude o meio ambiente