Compostar: mais uma forma de reciclar
A compostagem é um processo natural de transformação de matéria orgânica em compostos mais simples, que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. Se observarmos uma floresta, cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas, que são o sustentáculo da vida terrestre.
Na compostagem doméstica, o que fazemos? Para replicar em nossa casa o que a natureza faz tão bem, só precisamos fornecer as condições adequadas para este processo. Esse método possibilita que você tenha um local para reutilizar o lixo orgânico dentro de casa, onde você irá tratá-lo para produzir adubo.
Nós também sabemos que deixar o lixo em casa ainda é um tabu para a maioria das pessoas, pois aprendemos a vida inteira que tudo que não é necessário ou que não queremos mais deve ser jogado fora. A compostagem, no entanto, é uma forma simples de minimizar de maneira sustentável os impactos ambientais do seu consumo diário.
Esse é um processo simples de ‘reciclagem’ da matéria orgânica, através do qual são depositados no compostor restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando os resíduos biodegradáveis em um fertilizante natural e rico em nutrientes ao qual se dá o nome de composto. Este adubo produzido, de elevada qualidade, vai melhorar as características do solo, pois permite diminuir as quantidades de fertilizantes sintéticos e de água utilizados. O composto pode ser aplicado em vasos, sementeiras, hortas e jardins.