Desenvolvimento com respeito ao Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 1972, foi criado para despertar a atenção da humanidade para as questões ambientais e para a importância de se preservar os recursos naturais, que até então eram considerados inesgotáveis.
Esta premissa está presente em todos os projetos desenvolvidos pela OR a partir da aplicação dos preceitos da sustentabilidade, levando em conta todas as etapas de desenvolvimento de seus empreendimentos, desde o projeto de engenharia até o compromisso com as comunidades no entorno. Desta forma, ela busca garantir o máximo reaproveitamento de recursos, conjugando respeito ao meio ambiente com o desenvolvimento das cidades onde atua. A OR também possui um compromisso formal frente a questão: é membro-fundador da U.S. Green Building Council do Brasil e possui empreendimentos com selos LEED, Aqua, Procel e o Selo Azul da Caixa.
A atuação da OR, que vai ao encontro da preservação do meio ambiente e da aplicação e estímulo de práticas em sustentabilidade, está refletida em empreendimentos que se destacam pela sua diferenciação e magnitude. A empresa é a responsável pela execução da Ilha Pura, no Rio de Janeiro, o primeiro bairro planejado certificado com o Selo LEED ND (for Neighborhood Development) na América Latina, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente o seu entorno. O mesmo ocorre em São Paulo, com o Parque da Cidade, que integra o Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S Green Building Council, que apoia 17 projetos no mundo escolhidos como referência para outros empreendimentos quanto ao desenvolvimento urbano e à redução da emissão de CO2.