Você está em:

Blog da OR

Publicado em 11/12/2014

Munique planeja ter 100% de energia limpa até 2025

Autoridades de Munique, terceira maior cidade da Alemanha, anunciaram recentemente que assumiram o desafio de suprir a demanda de eletricidade com energia 100% renovável até 2025.

Se atingida, a meta ambiciosa daria à cidade o título de metrópole líder em sustentabilidade no planeta.

A Stadtwerke München, or SWM, empresa municipal de eletricidade, terá que produzir cerca de 7,5 bilhões de quilowatts/hora de energia verde para uma população de mais de um milhão de habitantes.

Entre os diversos projetos já em andamento para alcançar a meta proposta pela prefeitura, está a instalação de uma usina hidrelétrica no Rio Isar.

O funcionamento da planta garantiu o abastecimento de energia de fonte limpa a quatro mil residências da cidade alemã. Até pequenas iniciativas ajudam – no zoológico de Munique, por exemplo, esterco de elefante é convertido em biocombustível.

A Stadtwerke München também tem investido em projetos renováveis em outros países europeus, como uma planta solar em Andaluz

ia, na Espanha, e em fazendas eólicas no Mar do Norte, entre Reino Unido e Escandinávia.

A eletricidade produzida nestes lugares alimenta o grid integrado da Europa. Muitas empresas e comerciantes locais também estão fazendo sua parte ao optar por energia limpa junto às suas companhias de eletricidade.

O Parlamento da Comunidade Europeia já tinha definido como objetivo para as nações membro ter pelo menos 20% da energia proveniente de fontes limpas, como vento, sol ou biomassa.

A Alemanha é um dos países mais avançados no mundo em iniciativas e desenvolvimento de tecnologias alternativas.

 

Fonte: Suzana Camargo – Planeta Sustentável/ Exame.com

Foto: ATP World Tour

 

Comentar sobre o post

*Campo obrigatório

Leia os comentários

  1. Que maravilha! isso sim eh exemplo!
    precisamos de muito mais incentivo aqui no Brasil! mas ja consigo observar uma mudança! mais informações sobre o assunto e mais sites/blogs.
    Eu mesmo ja consegui saber quanto custaria para colocar na residência do interior pelo site portal Solar http://www.portalsolar.com.br

    mas tem varios.

    Abç

  2. Poxa tinha que ser na Alemanha mesmo, como a própria matéria já diz o país da Alemanha é um dos países mais avançados no mundo em questão de iniciativas de desenvolvimento. Estou estudando a respeito de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil e também sobre como o termo é abordado nas instituições pelo Brasil e percebi que existem especializações, nessa área que esta em crescente ascensão como fala no site http://energiasolarnapratica.com.br, lá eles indicam como se especializar de forma rápida e prática nesse segmento, vale a pena conferir.