Na Suíça, vizinhos aderem o hábito de compartilhar alimentos
Você sabia que existe um bairro na cidade de Genebra, na Suíça, em que moradores plantam seu próprio alimento e compartilham com os vizinhos? Funciona mais ou menos assim: cada família planta determinado alimento no jardim de sua casa e, posteriormente, esses mantimentos são trocados por outros plantados em jardins próximos.
Desta forma, através da troca, o bairro situado na Avenida Crozetse tornou uma grande horta comunitária, que oferece alimentos para todos os seus moradores. Atualmente, em alguns países europeus, a prática do cultivo do próprio alimento é protegida por lei. Em 2003, por exemplo, o governo russo assinou a ‘Lei da Horta Privada’ (tradução livre), na qual todo cidadão tem o direito a parcelas de terra para plantio totalmente de graça.
Esse conceito é historicamente antigo e foi criado, no século 19, pelo médico alemão Moritz Schreber. Em 1864, durante a campanha para aumentar o número de áreas de lazer para as crianças em alguns bairros de países europeus, os espaços externos das casas começaram a ganhar outro uso – Foi exatamente nessas áreas que as famílias começaram a plantar e cultivar alimentos para seu próprio consumo.
Mais tarde a ideia ganhou força em países como Áustria e Suíça também. Acessando o Google Maps você poderá encontrar e visualizar a horta, que fica na Avenida Crozet, em Genebra, na Suíça.
Vale a pena “ver de perto” mais essa atitude colaborativa e sustentável!
Posts relacionados
Fazenda urbana em Tóquio
Prédio Jardim Vertical no Sul da Ásia