Nova York quer modernizar prédios para reduzir emissões de CO2
Após se comprometer com metas grandiosas de redução nas emissões de gases de efeito estufa, a prefeitura de Nova York informou no final de 2014 algumas medidas a serem tomadas para alcançar o objetivo. Uma das principais estratégias é tornar os edifícios da cidade mais eficientes com medidas como a redução do consumo de energia e reúso de água, por exemplo.
Até 2050 a principal metrópole americana pretende reduzir suas emissões em 80%, em comparação aos níveis de 2005. A grande aposta do prefeito local, Bill de Blasio, está diretamente ligada aos projetos arquitetônicos e tecnológicos.
De Blasio anunciou um plano de modernização que abrangerá três mil edifícios públicos da cidade. As mudanças permitirão a instalação de soluções mais sustentáveis para que sejam reduzidas 3,4 milhões de toneladas de gases de efeito estufa ao ano até 2025. A medida seria tão eficiente quanto retirar 715 mil veículos das ruas.
Mesmo que seja necessário um alto investimento financeiro em primeira instância, o resultado no longo prazo é bastante promissor. De acordo com reportagem da Agência Efe, a cidade deverá economizar US$ 1,4 bilhão e ter 3,5 mil novos postos de empregos durante os próximos 11 anos.
As autoridades municipais de Nova York esperam que o modelo sirva de exemplo e inspiração para que outras cidades repliquem a estratégia e reduzam suas emissões de gases de efeito estufa.
Fonte: CicloVivo
Foto: USApics.net