OR e Carvalho Hosken apresentam Ilha Pura, novo bairro planejado do Rio
A Odebrecht Realizações Imobiliárias e a Carvalho Hosken acabam de lançar a Ilha Pura, novo bairro planejado na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Composto por sete condomínios e 31 prédios, o empreendimento é um marco de sustentabilidade, tendo sido o primeiro na América Latina a ser certificado com o selo LEED ND (Leadership in Energy and Environmental Design – Neighborhood Development). Concedida pelo Green Building Council, a certificação atesta o respeito do empreendimento ao meio ambiente e também o seu potencial em influenciar o entorno a adotar práticas sustentáveis.
O novo espaço urbano começou a ser construído em junho de 2012 e reúne edifícios de alto padrão com diversas plantas, que privilegiam as vistas e a ventilação, além da integração com a natureza. Cada condomínio será totalmente independente, com área de lazer própria e fachadas diferenciadas.
Cercado por belezas naturais, tais como a reserva ecológica Maciço da Pedra Branca, o complexo lagunar da Barra da Tijuca e a Praia da Reserva, além da fantástica vista da Pedra da Gávea, a Ilha Pura privilegiará a qualidade de vida dos futuros moradores.
O planejamento urbano do novo bairro, do tamanho do bairro do Leblon, prevê a integração de espaços residenciais e comerciais, além de lazer e serviços no mesmo local, que atenderão os futuros moradores. Um dos grandes ícones do bairro será um parque linear de 72 mil metros quadrados, o que equivale à dimensão de dez campos de futebol do tamanho do Maracanã, e que tem projeto de paisagismo assinado pelo escritório Burle Marx. Além disso, a maior parte das mudas do parque são cultivadas num viveiro próprio, com mais de 30 mil mudas de 163 espécies nativas.
Nesta primeira etapa, foram lançados três condomínios: Viure, Saint Michel e Millenio, com opções de apartamentos de 2, 3 ou 4 quartos.
Ocupando uma área de mais de 11 mil metros quadrados, o Millenio valoriza a praticidade, modernidade e conforto. Composto por três prédios de 17 andares cada, terá apartamentos com duas suítes independentes, em plantas com áreas de 77 a 82 m² com serviços.
O Viure, por sua vez, prioriza a convivência em família. A região da Catalunha e seus artistas inspiraram o condomínio, sendo seu nome a tradução do verbo “viver”, em Catalão. O condomínio ocupará mais de 16 mil metros quadrados e será composto por quatro edifícios de 17 andares, cada, com apartamentos de dois e três quartos com metragens entre 85 e 115 m².
Já o Saint Michel oferece inovação, luxo, conforto e requinte inspirados na região do Mont Saint Michel na França, monumento historico debruçado nas águas do Rio Couesnon, característica marcante do condomínio de Ilha Pura, também debruçado nas águas da lagoa. Bordeaux, Bourgogne, Alsace, Champagne e Provence. São esses os nomes dos cinco prédios que compõem o condomínio, cuja área é de 21 mil metros quadrados. Cada edifício terá 16 andares e será composto de apartamentos de três ou quatro quartos com áreas de 131 a 160 m².