Os 49 melhores países para viver, segundo a ONU
O Índice de Desenvolvimento Humano IDH avalia a qualidade de vida em vários países. A análise leva em conta três dimensões: saúde, educação e economia.
A ONU avalia a expectativa de vida no nascimento, o tempo que uma pessoa passa na escola e o padrão de vida a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Com estes resultados, o IDH é calculado. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país.
Um dos objetivos da análise, explica a entidade, é o de mostrar que crescimento econômico, por si só, não é um retrato fiel do desenvolvimento de um lugar.
O Qatar, por exemplo, 31º mais desenvolvido, conta com PIB per capita de 119 mil dólares, mas a população fica apenas 9 anos na escola. Já a Noruega tem PIB per capita de 64 mil dólares, mas os noruegueses passam, em média, 12,6 anos na escola. O conjunto de fatores garante ao país a primeira posição na lista (na foto, a capital Oslo).
Nesta lista, são considerados apenas os locais classificados pela ONU com índice de desenvolvimento “muito alto”. O Brasil não é parte deste grupo, mas foi incluído para fins de comparação. Confira a lista completa aqui: http://goo.gl/VrhKT2
Fonte: Gabriela Ruic/ Exame.com
Foto: Reprodução – Royal Caribbean
Posts relacionados:
Noruega é o melhor país para se viver na velhice