Você está em:

Blog da OR

Publicado em 14/12/2016

Um multiuso Triple A na Zona Portuária carioca

A revitalização da região portuária carioca continua após o sucesso da Rio 2016. Dessa vez a reboque do Porto Atlântico, um multiuso Triple A desenvolvido pela OR em parceria com a Performance Empreendimentos Imobiliários. O empreendimento vem para impulsionar a área como polo de crescimento, atraindo empresas e empregos para a região do Porto Maravilha. Confira aqui o vídeo do empreendimento.

O Porto Atlântico é composto de três torres. A torre corporativa foi desenvolvida para abrigar empresas de padrão internacional em amplos espaços para escritórios. Já a edificação de salas comerciais, também de alto padrão, conta com 330 unidades, de 27 a 36 m², com a possibilidade de junções. O mall é destinado para atender todo o complexo e possui lojas de 37 a 218 m².

O empreendimento congrega ainda uma torre com dois hotéis – um da bandeira Ibis e outro do Novotel – totalizando 450 quartos, com áreas de lazer e centros de convenções. Os dois hotéis foram entregues em julho e já estão em funcionamento.

“As Olimpíadas no Rio foram um sucesso para a região do Porto Maravilha. Antes dos jogos muitas empresas buscaram empreender na área, assim como a própria municipalidade, e o resultado não poderia ser melhor; milhares de pessoas assistiram os jogos em telões espalhados na rua”, comenta Marco Siqueira, diretor superintendente da OR. “Para o Porto Atlântico, a estimativa é que, com sua ocupação plena, cerca de 10 mil pessoas trabalhem no local e aproximadamente 13 mil circulem diariamente pelo empreendimento Triple A, escala máxima de excelência entre os edifícios corporativos”, explica Siqueira.

Um porto de sustentabilidade

O empreendimento tem a pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Silver, para as salas comerciais, e Gold, para a torre corporativa, que atestam os critérios de sustentabilidade aplicados e executados na concepção do projeto, durante a construção e após a entrega. Concedida pelo Green Building Council, a certificação prevê a adoção de medidas construtivas que buscam eficiência no uso de recursos, com foco na redução dos impactos socioambientais.

O complexo contempla a captação e a reutilização de águas pluviais e águas cinzas; sensores de presença ligados à iluminação das áreas comuns; central de coleta de lixo seletiva; vidros de alto desempenho termoacústico; medidores de consumo individuais; reaproveitamento de águas cinzas; bicicletários com vestiários para usuários do condomínio; louças e metais sanitários economizadores de água; controle de qualidade do ar interno; fachada projetada para maximizar o aproveitamento de luz natural; e elevadores com dispositivos de antecipação de chamada e frenagem regenerativa, que permitem o reúso da energia térmica gerada no ato das frenagens das cabines, reduzindo assim o consumo de energia.

Localização

O Porto Atlântico possui uma extensa frente para a Rua Equador, que se configura como uma das principais vias do Porto Maravilha, conhecida como a via do Binário. O empreendimento está situado a apenas dois quilômetros do Aeroporto Santos Dumont e a 11 quilômetros do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Foi beneficiado pelos projetos de intervenções da Parceria Público-Privada que tinham como objetivo promover a revitalização da região, como a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a construção de novos acessos viários, quatro quilômetros de túneis e viadutos, além da implantação de 17 quilômetros de ciclovias. O Porto Atlântico tem ainda em seu entorno equipamentos culturais emblemáticos, como o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã, assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

 

Comentar sobre o post

*Campo obrigatório