Você está em:

Blog da OR

Publicado em 24/04/2020

A importância do Sistema de Gestão da Qualidade na OR

A Gestão da Qualidade é fundamental para que as empresas realizem a constante melhoria de seus processos. É também forte aliada para a redução e correção de erros antes da entrega do produto ao cliente, do aumento da produtividade, diminuição de custos e retrabalhos e gerenciamento de riscos e oportunidades. Tudo isso reflete direta e indiretamente na qualidade de produtos e serviços, além de apoiar outros processos importantes durante a execução da obra, como os de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Segundo Marília Duarte, coordenadora da área corporativa de Qualidade da OR, “Quando os envolvidos nos processos entendem que gestão da qualidade é ferramenta e não burocracia, atingimos um grande objetivo, pois são essas as pessoas que colherão os bons frutos e que são peças-chave para a continuidade e melhoria do sistema de gestão”.

A norma ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade e o Referencial Normativo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividades Habitacional (PBQP-H) trazem requisitos para implantação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade, sendo essa última direcionada especificamente às construtoras. A abordagem das metodologias passa por 4 etapas conhecidas como PDCA (do inglês Plan / Do / Check / Action), que se iniciam com o planejamento de toda a documentação e controles necessários para o alcance dos objetivos da qualidade. seguidos da implantação/ operacionalização das medidas definidas, acompanhadas de verificações, e então, de análises críticas e identificação das melhorias do SGQ . Na OR, temos um arcabouço documental bastante maduro, que serve como orientação para implantação e manutenção dos processos da qualidade nas obras, além de equipes experientes e dedicadas ao tema. Toda essa estrutura é sustentada pela Política da Qualidade, recentemente revisada, para ajustá-la aos novos conceitos e condutas da OR.

No último mês, a OR passou por mais uma auditoria para manutenção das certificações ISO 9001 e PBQP-H nível A, referentes à Gestão da Qualidade, reafirmando nosso compromisso com o tema. As auditorias acontecem anualmente e é necessário um processo de recertificação após 3 anos, quando um novo ciclo é iniciado. A OR é certificada na Norma ISO 9001 desde 2010, sendo o escopo atual “Incorporação e construção de obras de edificações e execução de obras de saneamento básico e loteamentos” e no PBQP-H – “nível A” desde 2013 em “Execução de obras de edificações e execução de obras de saneamento”. Nessa última auditoria, tivemos o upgrade para a versão 2018 do Referencial do PBQP-H, quando novos requisitos foram incluídos no regimento. Marília explica que, na OR, “Nosso exercício é olhar para o Sistema de Gestão da Qualidade da OR, verificar como estamos atendendo aos requisitos e como vamos atender às novas demandas. Esse trabalho precisa ser coerente com o momento do negócio e com os recursos disponíveis, nunca perdendo de vista a busca pela satisfação dos clientes e melhoria contínua de nossos processos”.

Esse ano, a obra do LED Corporate (empreendimento corporativo em construção na Barra Funda) e o Escritório de São Paulo foram os sites auditados pela Bureau Veritas, empresa acreditada habilitada à emissão de certificados, contratada pela OR para realização das auditorias externas da Qualidade. Depois das verificações feitas pelo auditor é emitido um relatório com as constatações da auditoria e o parecer referente à certificação. Mais uma vez, conquistamos a recomendação para manutenção da nossa certificação. É um resultado importante pra OR, pois além de atestar nossos compromissos com a qualidade, evidencia que, mesmo diante de novos desafios e mudanças, estamos no caminho certo, buscando a melhoria de nossos processos e produtos, alinhados ao direcionamento estratégico da OR e aos requisitos das demais partes interessadas.

AuditoriaLEDeEOSP_270320_Capa

Comentar sobre o post

*Campo obrigatório

Leia os comentários

  1. Edgard Simmel Junior

    Excelente artigo ressaltando a importância do sistema de gestão da qualidade na melhoria constante dos processos.
    Tenho orgulho em dizer que já fiz parte da equipe de qualidade da OR aonde eu aprendi muito sobre sistema de gestão na construção civil e pude aplicar meus conhecimentos adquiridos em projetos posteriores.