Você está em:

Blog da OR

Publicado em 26/05/2020

Conheça o Casa Tupinambá, projeto social da OR em Sauípe/BA

A Associação Mãos Nativas é um grupo de cerca de 20 artesãs que atua em Vila Sauípe, região do litoral baiano. Para auxiliar essa associação, a OR desenvolveu o projeto Casa Tupinambá. O nome faz referência à ancestralidade da região e ao resgate da cultura dos índios Tupinambás, que é inspiração para os produtos confeccionados pela Associação. Seu objetivo é fortalecer a cultura do trançado de palha e influenciar positivamente a comunidade do entorno do empreendimento Reserva Sauípe. O projeto contempla a construção de uma sede, que ficará no Eco Parque Sauípe, para que as artesãs possam executar o seu trabalho e comercializá-lo no mesmo espaço, além de potencializar a rota turística do Parque.

Além disso, também estão sendo oferecidas orientações desde a produção da palha até capacitação comercial – com noções em gestão de negócio, finanças, marketing, e-commerce e secretariado. Embasamentos necessários para que o negócio seja sustentável e para que elas sejam capazes de viver da renda do artesanato. Maria Cristina Silva, 46 anos, é a atual presidente da Mãos Nativas e conta que tudo começou em 2009, quando um grupo de mulheres se juntou para produzir o artesanato com palha. Desde essa época, elas já conseguiram fazer o produto ser reconhecido nacionalmente e até vendido para o exterior. “Este curso oferecido pela OR tem sido bastante importante para nós. Antes éramos uma associação, mas não sabíamos trabalhar em equipe. Hoje conseguimos, finalmente, criar um perfil no Instagram para nosso uso coletivo, onde exibimos nossa produção e recebemos até algumas encomendas”, conta Cristina.

Ana Valéria Nascimento, da equipe de Pessoas, da regional Nordeste e coordenadora do projeto, ressalta que também houve o incentivo para que outras mulheres da comunidade passassem a fazer parte do grupo. Existiu um movimento de percepção de valor de outras artesãs da região ao longo do projeto, o que as motivou a se integrarem à Associação.

Para dar ainda mais força à Casa Tupinambá, Luciana Galeão, designer que está atuando como consultora do projeto, nas frentes de desenvolvimento de produto e comercial, convidou a arquiteta Celeste Leão e a brand strategist thinker Isabela Marotto para serem madrinhas desse projeto e usarem da sua experiência para beneficiarem outras mulheres.

Também auxiliam como consultores do projeto Josilene Menezes, que atua na capacitação de gestão administrativa, financeira e organizacional e Adriano Costa, que apoia nas frentes de comunicação e marketing, inclusive desenvolvendo o e-commerce, que já está funcionando através da conta da Associação no Instagram: @maosnativasoficial.

De acordo com Eduardo Pedreira, Diretor Superintendente da OR no Nordeste, “A OR sempre visa gerar impactos positivos para as comunidades do entorno dos nossos empreendimentos e a região do Litoral Norte é muito rica, especialmente para o turismo. Favorecer a cultura local é de fundamental importância, mais ainda quando se trata da economia dessa população. Esse projeto é a nossa forma de retribuir, pois valoriza a cultura local, através da economia criativa, que é também sustentável e beneficia as pessoas responsáveis por desenvolver esse trabalho tão belo e histórico que é o artesanato”.

A obra da Casa Tupinambá foi iniciada no dia 18/05, com finalização prevista para 30/06.

Comentar sobre o post

*Campo obrigatório

Leia os comentários

  1. Gilvan Praxedes

    Acho bem interessante assa aproximação da OR nestas ações de fortalecimento a essas comunidades e ainda se destaca de forma positiva, parabéns.